quarta-feira, 18 de março de 2009

Carmen Spínola Teixeira

Nascida em 19 de março de 1909, em Caetité – Bahia, era a filha caçula do Dr. Deocleciano Pires Teixeira e de D. Anna Spínola Teixeira. Fez o curso primário em sua cidade natal e formou-se pela Escola Normal, em Salvador. Faleceu em 14 de maio de 2002, em Salvador.
D. Carmen, segundo Zélia Bastos em seu livro “Centro Educacional Carneiro Ribeiro: Uma experiência de educação integral em tempo integral de atividades”, “era a alma do Centro (Centro Educacional Carneiro Ribeiro) ou concretamente a experimentadora prática das idéias de Anísio Teixeira... Conhecedora da pedagogia infantil, administração, filosofia, psicologia, atividades que exerceu com eficiência, originalidade, talento e inteligência.
Lutou também com dificuldades quase invencíveis defendendo o ensino ativo e prático, na sua modéstia e discrição.”

2 comentários:

  1. Olá meu nome é Suleine Meira e sou bolsista e pesquisadora do Projeto Colúmbia da UESB. Gostaria de pedir uma informação: vocês tem conhecimento das pessoas que trabalharam nesse projeto que porventura ainda estejam vivas? Pois esse é o meu recorte na pesquisa. Aguardo resposta. Meu email é suleinemeira@yahoo.com.br.

    Ass: Suleine Meira.

    ResponderExcluir
  2. Sou, joece conceicao almeida afilhada de dona carmen spinola teixeira, eu freanquentava a casa dela na escola para parque e no jardim baiano ela mudouse pra pifuba e eu perdi o contato

    ResponderExcluir